Pedro Pierluisi em coletiva de imprensa após tomar posse como governador de Porto Rico, no dia 2 de agosto, em San Juan. A Suprema Corte de Porto Rico rejeitou a posse de Pierluisi como governador, reabrindo a crise política no território
Pedro Pierluisi em coletiva de imprensa após tomar posse como governador de Porto Rico, no dia 2 de agosto, em San Juan. A Suprema Corte de Porto Rico rejeitou a posse de Pierluisi como governador, reabrindo a crise política no território| Foto: Eric Rojas / AFP

Após a Suprema Corte de Porto Rico decidir nesta quarta-feira (7) que a posse de Pedro Perluisi como governador na semana passada violou a constituição do território, a secretária de Justiça Wanda Vázquez se tornou a nova governadora - embora ela tivesse dito anteriormente que não queria assumira o cargo. É a terceira pessoa no governo de Porto Rico em uma semana. "Porto Rico precisa de segurança e de estabilidade", Vázquez disse em um comunicado. "Nossas ações serão direcionadas nesse sentido".

Pierluisi havia sido apontado pelo ex-governador Ricardo Rosselló, que foi derrubado por um escândalo, e tomou posse na sexta-feira (2). Mas apenas a Câmara dos Deputados havia aprovado a sua nomeação para secretário de Estado, para poder suceder o governador. O Senado não votou a questão, como exige a constituição do território.

Porto Rico tem passado por uma grave crise no último mês. Após semanas de manifestações nas ruas da capital San Juan, o governador Ricardo Rosselló foi forçado a renunciar. Os porto-riquenhos saíram às ruas para protestar após a divulgação de mensagens em que oficiais do governo ridicularizavam rivais políticos e cidadãos comuns. A ilha de 3,2 milhões de habitantes tem tido dificuldades para se recuperar de anos de recessão e de uma insolvência de US$ 74 bilhões.