Move Forward- Tailândia - Pita Limjaroenrat
O líder do partido Move Forward e candidato a primeiro-ministro, Pita Limjaroenrat, cumprimenta apoiadores em frente a um retrato do rei tailandês Maha Vajiralongkorn durante um desfile de caravana na capital Bangkok para agradecer aos eleitores.| Foto: EFE/EPA/ Rungroj Yongrit

O partido de oposição Move Forward, liderado pelo empresário Pita Limjaroenrat, de 42 anos, venceu as eleições gerais na Tailândia, pondo fim a nove anos de comando militar no país asiático. O pleito ocorreu no último domingo (15).

Até então, a Tailândia era governada pelo ex-comandante do exército, Prayuth Chan-ocha, que assumiu o poder em um golpe militar em 2014 e retornou como primeiro-ministro após as eleições de 2019. Ele concorreu à reeleição, mas seu governo estava desgastado devido aos resultados econômicos abaixo do esperado, à resposta inicial prejudicial à pandemia e aos esforços para bloquear reformas democráticas.

Agora, o Move Forward está negociando a formação de um governo de coalizão com outros cinco partidos e deve indicar um primeiro-ministro para o país em julho. No Twitter, o empresário Pita Limjaroenrat afirmou estar pronto para assumir a função e realizar as mudanças necessárias para o país. "Quer você concorde ou discorde de mim, serei seu primeiro-ministro. Quer você tenha votado em mim ou não, servirei a você", escreveu o político.