Segundo informações de autoridades locais, as escolas só seriam reabertas após a elaboração de um plano escolar de acordo com a “lei islâmica e a cultura afegã”.
Segundo informações de autoridades locais, as escolas só seriam reabertas após a elaboração de um plano escolar de acordo com a “lei islâmica e a cultura afegã”.| Foto: Noor Mohammad / AFP / CP

O Talibã revogou nesta quarta-feira (23) a permissão para meninas afegãs irem às aulas em escolas do ensino fundamental e médio no Afeganistão. A volta à escola para meninas e meninos estava prevista para hoje, mas foi proibida "até segunda ordem". Os líderes do grupo impuseram limites na educação de meninas desde que tomaram o controle do país.

"Informamos a todas as escolas de ensino médio para meninas e às escolas com alunas acima do sexto ano que elas estão vetadas até segunda ordem", informou um comunicado do Ministério da Educação do país. Segundo informações de autoridades locais, as escolas só seriam reabertas após a elaboração de um plano escolar de acordo com a "lei islâmica e a cultura afegã".

No início deste ano, o Talibã também havia dito que permitiria que as mulheres fossem às aulas em universidades e as meninas às escolas, desde que as classes permanecessem "segregadas e baseadas em princípios islâmicos".

A decisão desta quarta foi vista como retrocesso e provocou indignação por parte de autoridades da comunidade internacional.