torre eiffel
Visitante usando uma máscara admira a vista da Torre Eiffel durante sua reabertura parcial em 25 de junho de 2020, em Paris| Foto: Thomas SAMSON/AFP

A Torre Eiffel, em Paris, foi reaberta para visitantes nesta quinta-feira (25), depois de ficar fechada por mais de três meses devido à pandemia do novo coronavírus. Mas quem quis apreciar a vista de um dos monumentos mais famosos do mundo neste primeiro dia teve que subir pelas escadas, já que os elevadores não funcionarão até 1º de julho, para garantir uma distância segura entre as pessoas e diminuir o risco de infecção por Covid-19. O topo da torre também ficará fechado por enquanto. Outras medidas tomadas para prevenir a propagação do vírus é o distanciamento nas filas, limpeza e desinfecção diárias dos espaços públicos e organização do fluxo de subida e descida da torre para evitar que as pessoas se esbarrem.

A França começou a afrouxar as restrições para a entrada de turistas europeus em 15 de junho e está planejando, junto com outros países da União Europeia, como se dará a abertura das fronteiras para países de fora do bloco. Este foi o período mais longo que a Torre Eiffel ficou fechada para visitantes desde a Segunda Guerra, gerando um prejuízo estimado de nove milhões de euros.