Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ataque com mísseis

Tropas russas atacam aeródromo militar na região de Kiev

Refinaria de petróleo em Odessa também foi bombardeada pelos russos neste domingo
Refinaria de petróleo em Odessa também foi bombardeada pelos russos neste domingo (Foto: EFE/Manuel Bruque)

Ouça este conteúdo

As tropas da Rússia atacaram neste domingo (3) um aeródromo militar em Vasylkiv, na região de Kiev, e destruíram um centro de aviação e de defesa aérea das Forças Armadas do país, segundo indicou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, por meio de boletim. A prefeita do município, Natalia Balasinovich, afirmou que o ataque aconteceu no início da manhã, com oito mísseis, que atingiram a instalação aérea e depósitos de combustíveis, lubrificantes e armas. A informação é da agência de notícias Unian.

O Centro do Comando Aéreo ucraniano informou, pelo Facebook, que "hoje, o inimigo lançou uma vez mais um ataque com mísseis contra a cidade de Vasylkiv". Alguns dos mísseis foram derrubados pelos sistemas de defesa aérea da Ucrânia, conforme indicou o órgão. A região já havia sido bombardeada por mísseis russos um mês atrás e neste domingo foi severamente danificada, uma vez que "quase todas as instalações foram incendiadas no ataque".

O Centro do Comando Aéreo da Ucrânia apontou que havia um centro de formação e uma escola em processo de reconstrução na localidade.  Segundo dados preliminares de Kiev, diversos funcionários do aeródromo ficaram feridos e foram levados para um hospital local. Um deles está em estado crítico. Os serviços de resgate estão vasculhando os escombros, à procura de sobreviventes.

O porta-voz da Defesa russa também afirmou que as Forças Armadas da Rússia lançaram do ar mísseis de alta precisão e destruíram grandes depósitos de combustíveis em Konstantinovka, na região de Donetsk; na região de Mykolaiv; em Slavuta, no centro da Ucrânia; na região de Rivne, no noroeste; e em Ternopil, no oeste. Além disso, ele afirma que houve ataque contra o aeródromo de Balovnoye, nos arredores de Mykolaiv, com a destruição de um hangar de aviões e um depósito de combustível.

No sábado (2), o exército russo destruiu a refinaria de Kremenchuk, na região central da Ucrânia, que é a maior do país, segundo a agência polonesa de notícias PAP.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.