O resort de golf do presidente americano Donald Trump que será sede da cúpula do G-7 em 2020
O resort de golf do presidente americano Donald Trump que será sede da cúpula do G-7 em 2020| Foto: Trump Doral Miami

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou a sua própria propriedade privada em Miami como a sede do próximo encontro de líderes mundiais do G7. O encontro acontecerá em junho de 2020 em seu resort de golf Trump Doral na região de Miami, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (17).

A decisão, sem precedentes na história americana moderna, recebeu críticas, já que o presidente usou seu cargo público para direcionar um grande contrato para si mesmo. A cúpula do G-7 atrai centenas de diplomatas, jornalistas e equipes, além de destaque mundial. "Doral foi de longe a melhor instalação física para esta reunião", disse o chefe de gabinete interino da Casa Branca, Mick Mulvaney, ao anunciar a decisão. Ele disse que o governo examinou dez locais antes de fazer a escolha.

A cúpula do G-7 é revezada entre locais escolhidos pelos países membros e a União Europeia. A última vez que foi realizada nos EUA, em 2012, o presidente Barack Obama o realizou no retiro do governo em Camp David, em Maryland. Em 2004, o presidente George W. Bush realizou o encontro no resort exclusivo e isolado de Sea Island, na Geórgia.