Foto compartilhada pelo presidente Trump de suposta base de lançamento de mísseis iraniana
Foto compartilhada pelo presidente Trump de suposta base de lançamento de mísseis iraniana| Foto: Reprodução / Twitter / Donald Trump

Nesta sexta-feira (30), o presidente dos EUA, Donald Trump, publicou pelo Twitter uma imagem aérea detalhada de uma plataforma de lançamento de mísseis iranianos, uma divulgação incomum que pode confirmar que os Estados Unidos estão violando o espaço aéreo do Irã para espionar seu programa de mísseis. Alguns especialistas em imagens, examinando o ângulo e a resolução muito alta da imagem, disseram que ela pode ter sido capturada por uma aeronave, possivelmente por um drone.

"Parece que ela foi captada de uma plataforma aérea, e não de um satélite", disse Jeffrey Lewis, especialista em controle de armas no Middlebury Institute of International Studies. Vários outros especialistas concordaram. Especialistas disseram ainda que a imagem divulgada por Trump é, quase certamente, altamente confidencial e é similar às feitas por analistas de inteligência. A foto compartilhada parece mostrar a sombra de uma pessoa e reflexo de flash, o que levou à especulação de que Trump ou algum assessor tenha tirado uma fotografia da imagem original com um celular.

Não seria surpresa para o Irã que os EUA estão coletando imagens de locais de mísseis e outras instalações. Mas disputas sobre violações do espaço aéreo iraniano pelos EUA exacerbaram as tensões no Golfo Pérsico. Em junho, o Irã derrubou um drone de vigilância não tripulado dos EUA no Estreito de Ormuz que, segundo o governo iraniano, invadiu o seu espaço aéreo. Os EUA disseram que a aeronave estava em espaço internacional.