Oficiais da Patrulha Rodoviária do Texas, em um memorial na Robb Elementary School, em Uvalde, Texas, EUA, em 25 de maio de 2022.
Oficiais da Patrulha Rodoviária do Texas, em um memorial na Robb Elementary School, em Uvalde, Texas, EUA, em 25 de maio de 2022.| Foto: EFE/EPA/TANNEN MAURY

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (2017-2021), acusou os democratas nesta sexta-feira (27/5) de "politizar" o massacre na escola de Uvalde (Texas), no qual foram assassinadas 19 crianças e duas professores, e atacou seus "esforços grotescos" para controlar a venda de armas no país.

"As políticas de controle de armas impostas pela esquerda não teriam feito nada para evitar o horror que ocorreu. Absolutamente nada", disse Trump na convenção anual da Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês), que começou neste sábado em Houston, também no Texas.

Por outro lado, Trump disse acreditar que a solução é colocar detectores de metal nas entradas das escolas e construir portas que possam ser trancadas por dentro para evitar "acesso de intrusos".