Morador caminha em Kulusuk, na Groenlândia
Morador caminha em Kulusuk, na Groenlândia| Foto: Jonathan NACKSTRAND/AFP

O presidente americano Donald Trump criticou nesta quarta-feira (21) a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, dizendo que ela fez comentários "maldosos" sobre o seu interesse em negociar a compra da Groenlândia pelos Estados Unidos.

"Eu achei que não foi um comentário gentil, a maneira como ela me desprezou", disse Trump a jornalistas na Casa Branca. "Ela não deveria tratar os Estados Unidos assim. Ela disse 'absurdo'. Essa não é a palavra certa para usar". Frederiksen havia dito no fim de semana que a ideia de vender a Groenlândia é "absurda".

Trump anunciou na terça-feira que cancelou uma visita de Estado de dois dias a Copenhague no mês que vem por causa da recusa da primeira-ministra em negociar a venda da Groenlândia, um país auto-governado que é parte do reino da Dinamarca. Frederiksen disse nesta quarta-feira que ficou surpresa com a mudança de planos de Trump e lamentou a oportunidade perdida de celebrar a aliança histórica entre os dois países, dizendo que as preparações para o encontro estavam bem avançadas.