Manifestantes favoráveis ao impeachment do presidente americano Donald Trump se reúnem em frente ao Capitólio, em Washington, 18 de dezembro de 2019
Manifestantes favoráveis ao impeachment do presidente americano Donald Trump se reúnem em frente ao Capitólio, em Washington, 18 de dezembro de 2019| Foto: Drew Angerer/ Getty Images/ AFP

Após horas de debate na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, os deputados aprovaram o primeiro dos dois artigos de impeachment, sobre a acusação de abuso de poder, contra o presidente Donald Trump que estão em votação nesta quarta-feira (18). Com o resultado, Trump torna-se o terceiro presidente a sofrer impeachment na história dos EUA, mas o processo seguirá para o Senado, que deve salvar Trump da cassação.

O resultado final da votação para o primeiro artigo foi de 230 a 197. Todos os republicanos votaram contra a cassação do presidente; dois democratas também votaram contra o impeachment no primeiro artigo.

O número mínimo de votos para a aprovação do artigo era de 216.

Os deputados estão votando para o segundo artigo, de obstrução de Congresso.

No centro das acusações contra Trump está a alegação de que o presidente tentou pressionar o governo da Ucrânia a investigar o ex-vice-presidente Joe Biden e seu filho, em troca de uma visita do presidente ucraniano à Casa Branca e da liberação de ajuda militar que havia sido aprovada pelo Congresso.

Mais informações a seguir.