Manifestantes favoráveis ao impeachment do presidente americano Donald Trump se reúnem em frente ao Capitólio, em Washington, 18 de dezembro de 2019| Foto: Drew Angerer/ Getty Images/ AFP

Após horas de debate na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, os deputados aprovaram o primeiro dos dois artigos de impeachment, sobre a acusação de abuso de poder, contra o presidente Donald Trump que estão em votação nesta quarta-feira (18). Com o resultado, Trump torna-se o terceiro presidente a sofrer impeachment na história dos EUA, mas o processo seguirá para o Senado, que deve salvar Trump da cassação.

O resultado final da votação para o primeiro artigo foi de 230 a 197. Todos os republicanos votaram contra a cassação do presidente; dois democratas também votaram contra o impeachment no primeiro artigo.

O número mínimo de votos para a aprovação do artigo era de 216.

Publicidade

Os deputados estão votando para o segundo artigo, de obstrução de Congresso.

No centro das acusações contra Trump está a alegação de que o presidente tentou pressionar o governo da Ucrânia a investigar o ex-vice-presidente Joe Biden e seu filho, em troca de uma visita do presidente ucraniano à Casa Branca e da liberação de ajuda militar que havia sido aprovada pelo Congresso.

Mais informações a seguir.