Imigrante é revistado é revistado por um agente da Agência de Alfândega e Proteção de Fronteira dos EUA
Imigrante é revistado é revistado por um agente da Agência de Alfândega e Proteção de Fronteira dos EUA| Foto: Paul Ratje/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu deportar "milhões" de imigrantes dos EUA, em uma operação coordenada pela agência de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE). A lista real tinha como alvo cerca de 2.100 famílias. A operação tem o objetivo de dissuadir migrantes da América Central de tentar atravessar a fronteira sul.

O resultado final da operação, de acordo com autoridades federais: 18 membros de famílias foram detidos. Os agentes da imigração detiveram outros 17 imigrantes sem documentos que foram encontrados durante as buscas, em casos chamados de "detenções colaterais". Para o ICE, a ampla divulgação da operação levou ao baixo número de detenções. Trump anunciou a operação diversas vezes desde 17 de junho.

O ICE divulgou os resultados da operação nesta terça-feira (23) em uma coletiva de imprensa. O diretor da agência, Matthew Albence, disse que a operação foi um sucesso e que a operação com as famílias continuará, embora o número de detenções tenha sido menor do que no passado. A primeira operação como essa foi feita em dezembro de 2016, sob o governo Obama, e levou à detenção de 121 adultos e crianças em três estados. Albence disse ainda que famílias não foram separadas durante a operação.