turquia
Parlamentar do Partido Democrático do Povo Omer Faruk Gergerlioglu foi cassado| Foto: Adem ALTAN/AFP

Um promotor da Turquia está pedindo ao Tribunal Constitucional do país a dissolução do principal partido pró-curdo de oposição ao governo do presidente Recep Tayyip Erdogan, o Partido Democrático do Povo (HDP). No pedido de abertura do processo, o promotor alega que o HDP, terceiro maior bloco do parlamento turco, está conspirando com militantes curdos armados do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), que são banidos na Turquia por serem considerados terroristas – EUA e União Europeia também consideram o PKK uma organização terrorista. O partido de oposição nega qualquer ligação com os militantes e afirma que o processo representa "um duro golpe para a democracia e o direito".

Os Estados Unidos emitiram uma nota nesta quarta-feira, dizendo que o banimento do HDP subverteria a vontade dos eleitores turcos e minaria ainda mais a democracia na Turquia. "Apelamos ao Governo da Turquia que respeite a liberdade de expressão, de acordo com as proteções da constituição turca e com as obrigações internacionais da Turquia". O Tribunal Constitucional precisa aprovar o indiciamento para que o processo possa ser iniciado.

Também nesta quarta-feira, o legislativo turco cassou o mandato do parlamentar Omer Faruk Gergerlioglu, depois que a justiça do país considerou "propaganda terrorista" uma postagem que o político fez nas redes sociais em 2016. A pressão sobre o HDP cresceu depois que o governo turco anunciou que o PKK matou 13 prisioneiros, inclusive militares e policiais turcos, no Iraque, no mês passado.