O presidente bielorrusso Alexander Lukashenko (à esquerda) e o presidente russo Vladimir Putin (à direita).
O presidente bielorrusso Alexander Lukashenko (à esquerda) e o presidente russo Vladimir Putin (à direita).| Foto: EFE/EPA/SERGEY GUNEEV

A Ucrânia afirmou nesta sexta-feira (11) que a Rússia lançou um ataque com mísseis a partir do espaço aéreo ucraniano em direção a Belarus em uma tentativa de atrair esse país para a ofensiva militar que realiza em seu território. O Ministério da Defesa ucraniano acusou a Rússia de ter atacado o povoado bielorrusso de Kopani e que uma resposta militar do país vizinho poderia acontecer já na noite de hoje.

Linha do tempo: o que aconteceu na guerra da Ucrânia até agora?

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, um aliado próximo de Vladimir Putin, negou repetidamente que seu país pretenda participar da ofensiva contra a Ucrânia ou que já o tenha feito. A Defesa bielorrussa negou veementemente que tivesse ocorrido um ataque com mísseis contra Kopani, que fica perto da fronteira com a Ucrânia, descrevendo a notícia como falsa.

"O Ministério da Defesa apontou que as informações divulgadas sobre os ataques ao território da República de Belarus são outra provocação e uma tentativa de agitar a sociedade bielorrussa", disse o escritório de imprensa da pasta.