O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, fala em uma entrevista coletiva conjunta com o ministro das Relações Exteriores da Itália, Di Maio, após sua reunião em Kiev, Ucrânia, em 15 de fevereiro de 2022.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, fala em uma entrevista coletiva conjunta com o ministro das Relações Exteriores da Itália, Di Maio, após sua reunião em Kiev, Ucrânia, em 15 de fevereiro de 2022.| Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dymtro Kuleba, disse nesta terça-feira (01) ao chanceler da China, Wang Yi, que o país está pronto para continuar as negociações com a Rússia e quer a mediação do governo chinês para conseguir um cessar-fogo.

"O fim da guerra é a prioridade para o lado ucraniano, e estamos calmos, abertos a negociar uma solução. Mesmo que a negociação não prossiga sem problemas, estamos prontos para seguir com ela. Também estamos prontos para fortalecer a comunicação com a China. Esperamos que a mediação da China alcance um cessar-fogo", disse Kuleba, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores chinês.

Wang Yi manifestou preocupação com os danos aos civis e pediu que a Ucrânia continue a negociar.

"A China deplora a eclosão do conflito e está extremamente preocupada com os danos aos civis. A prioridade é aliviar a situação o máximo possível para evitar que o conflito se descontrole. Exortamos ambos os lados a buscar uma solução através de negociações", disse.