Enfermeira cuida de paciente em abrigo improvisado, em Zhytomyr, após bombardeio de hospital pelos russos
Enfermeira cuida de paciente em abrigo improvisado, em Zhytomyr, após bombardeio de hospital pelos russos| Foto: EFE/EPA/MIGUEL A. LOPES

A Ucrânia já recolheu quase 5 mil provas de crimes de guerra cometidos pela Rússia e apresentados por cidadãos, cujo testemunho é "inestimável”. Desde a criação da plataforma unificada (warcrimes.gov.ua), "os cidadãos apresentaram 4.935 provas de crimes de guerra e crimes contra a humanidade", diz nota da Procuradoria Geral, divulgada nesta quarta-feira (23) pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

O sistema permite o envio de informações com fotos e vídeos de crimes de guerra de que o cidadão tenha sido testemunha ou vítima, garantindo total confidencialidade, proteção de dados pessoais e preservação de provas. "A Procuradoria, agências estatais e policiais, direitos humanos e organizações da sociedade civil, peritos e especialistas, instituições internacionais, jornalistas e cidadãos comuns têm a oportunidade de agir como uma frente unida para documentar os terríveis crimes cometidos pelo agressor russo", afirma a nota.

A Procuradoria Geral destaca a importância de que todas as provas sejam recolhidas "de uma forma qualificada", seguindo “normas internacionalmente reconhecidas". As informações recolhidas serão utilizadas no futuro no Tribunal Penal Internacional, em Haia, nos tribunais ucranianos, durante possíveis tribunais internacionais especiais, bem como pelo Ministério das Relações Exteriores no Tribunal Internacional de Justiça da ONU e pelo Ministério da Justiça no Tribunal Europeu de Direitos Humanos, acrescenta o comunicado.

De acordo com a procuradora-geral, Iryna Venediktova, sete países já iniciaram investigação sobre crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia.