Manifestante é espancado pela polícia de choque
Manifestante é espancado pela polícia de choque enquanto tenta encontrar uma passagem segura para fora do campus da Universidade Politécnica de Hong Kong| Foto: Aung Thu/AFP

Centenas de manifestantes pró-democracia foram cercados pela polícia dentro de uma universidade sitiada de Hong Kong nesta segunda-feira (18). Na semana passada, a Universidade Politécnica se transformou em um campo de batalha, à medida que os protestos em Hong Kong se tornam mais violentos.

Nesta segunda, a polícia bloqueou as saídas para tentar convencer manifestantes exaustos a sair do campus depois de uma noite de confrontos com estudantes. Quando alguns tentaram sair, por volta das 13h (2h no horário de Brasília), os policiais os forçaram a voltar usando gás lacrimogêneo e balas de borracha e fizeram dezenas de prisões. Quando a noite caiu, e com explosões e fumaça preta emanando do campus, a polícia repetiu exigências para que os manifestantes se rendessem.

Manifestações em apoio aos estudantes presos ocorreram em diversas partes da cidade. Nas ruas densamente lotadas ao lado da universidade, manifestantes usando guarda-chuvas como escudos se aproximaram das linhas policiais e foram repelidos por gás lacrimogêneo.