Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou
Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou| Foto: Raúl Martínez/EFE

O Uruguai reabrirá progressivamente suas fronteiras a partir de 1º de setembro, primeiro para a entrada de estrangeiros que possuem propriedades no país, e dois meses depois a todos os estrangeiros, desde que estejam vacinados contra a Covid-19. Um teste PCR negativo também será cobrado.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9) em entrevista coletiva pelo presidente do país, Luis Lacalle Pou. De acordo com o governante, a diferença de dois meses entre a primeira e a segunda liberações se deve à perspectiva de que até 1º de novembro o Uruguai tenha uma taxa de imunização de sua população "bem acima de 75%". Atualmente, 2.309.258 pessoas (65,18% da população) já receberam duas doses dos imunizantes distribuídos no país.

Embora o Uruguai esteja imunizando sua população com as vacina dos laboratórios Sinovac (Coronavac), Pfizer e AstraZeneca, Lacalle Pou esclareceu que os estrangeiros que receberam duas doses da vacina russa Sputnik V também serão admitidos.

Desde 13 de março de 2020, quando o primeiro caso de Covid-19 foi declarado no Uruguai, o país acumulou 382.607 contágios e 5.989 mortes devido à doença.