migração eua
Migrantes que aguardavam no México o processo de asilo entram nos EUA pela Ponte Paso del Norte, em Ciudad Juarez, México| Foto: Paul Ratje/AFP

O ex-presidente americano Donald Trump disse nesta terça-feira (16) que a situação na fronteira dos EUA com o México ainda vai piorar muito na presidência do democrata Joe Biden. Em entrevista à Fox News, o republicano disse que o novo governo "corroeu" o "progresso" que a administração dele havia feito em relação à imigração na fronteira sul, tanto em termos de segurança nacional quanto em relação à proibição de entrada de requerentes de asilo.

"Francamente, nosso país não consegue lidar com [o aumento de migrantes]. É uma crise como raramente tivemos e certamente nunca tivemos na fronteira. Mas vai ficar muito pior", disse Trump. "Eles [governo Biden] os estão liberando e eles [Trump cita especificamente migrantes de países do Oriente Médio] estão chegando ao nosso país. É uma vergonha. Eles vão destruir nosso país se não fizermos algo a respeito".

O número de imigrantes que estão sendo detidos na fronteira entre México e Estados Unidos tem aumentado consideravelmente nas últimas semanas. O Departamento de Alfândegas e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) está a caminho de fazer mais de 130 mil prisões e detenções em março, perante 100 mil de um mês atrás e 34 mil de um ano atrás.