O líder da oposição ao regime chavista, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por dezenas de países, em encontro com a presidente da Câmara dos EUA, em Washington, 6 de fevereiro de 2020
O líder da oposição ao regime chavista, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por dezenas de países, em encontro com a presidente da Câmara dos EUA, em Washington, 6 de fevereiro de 2020| Foto: Alex Wong/ Getty Images/ AFP

Juan Guaidó afirmou que há mais de 200 casos do novo coronavírus (COVID-19) na Venezuela. Segundo ele, o regime está ocultando a verdade sobre a situação da pandemia no país, perseguindo repórteres e profissionais de saúde que revelam a seriedade da crise.

Os números oficiais do regime afirmam que o país tem 77 casos confirmados de coronavírus. “Mas nós, não oficialmente, do observatório que gerenciamos, acreditamos que poderíamos estar falando sobre mais de 200 casos neste momento na Venezuela”, diz Guaidó.

O presidente interino afirma que 81% dos hospitais públicos venezuelanos sequer têm sabão e 82% das famílias não recebem água encanada. O número total de leitos com respiradores em todo o país é de apenas 84.

Os dados do observatório indicam que a Venezuela poderá ser fortemente atingida pela pandemia de coronavírus. “Há um ano, com o início da crise humanitária, era importante receber ajuda. Hoje será vital para impedir que uma catástrofe ocorra na Venezuela ”, destaca Guaidó.