vacina venezuela covid
Professora venezuelana recebe dose da vacina desenvolvida pela chinesa Sinopharm, no centro de vacinação do colégio Miguel Antonio Caro em Catia, Venezuela, em 8 de março de 2021| Foto: Yuri CORTEZ/AFP

A ditadura de Nicolás Maduro descartou nesta segunda-feira (15) autorizar o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca na Venezuela, diante dos efeitos negativos registrados em algumas pessoas que receberam o imunizante em outros países. "A Venezuela não permitirá que a vacina AstraZeneca seja usada em nosso país devido aos efeitos que causa nos pacientes", disse a vice-presidente do regime, Delcy Rodríguez, em uma nota transmitida pela televisão estatal.

Cerca de vinte países – incluindo Alemanha, França, Itália e Espanha – suspenderam preventivamente o uso da vacina da AstraZeneca após a divulgação de relatos de que algumas pessoas que receberam o imunizante haviam tido coágulos. A Venezuela recebeu, segundo o Palácio Miraflores, 700 mil doses de vacinas, da companhia chinesa Sinopharm e as russas Sputnik V.

Rodríguez fez seu comentário horas depois de se reunir com o representante da Organização Pan-Americana da Saúde, em Caracas, com o "objetivo de denunciar a ameaça" de uma variante do coronavírus surgida no Brasil. Na véspera, Maduro mandou "cercar" Caracas, os Estados centrais de La Guaira e Miranda e o Estado de Bolívar, na fronteira com o Brasil, por sete dias a partir de 15 de março, para deter a cadeia de contágio da variante do vírus, conhecida como P.1. Uma semana antes, a Venezuela confirmou os dez primeiros casos de infecção pela cepa.