oxigênio venezuela
Pessoas fazem fila para reabastecer cilindros de oxigênio a serem usados por pacientes com COVID-19 em Caracas, em 9 de abril de 2021| Foto: Pedro Rances Mattey / AFP

Venezuelanos estão tendo que enfrentar horas de filas para comprar oxigênio para parentes que se viram obrigados a se tratar em casa, devido à falta de leitos em hospitais e centros de saúde. Uma reportagem da AFP, publicada neste fim de semana, mostrou que a recarga de um cilindro de oxigênio custa mais de US$ 30, o equivalente a 37 salários mínimos no país. E nem sempre o produto está disponível. A situação epidemiológica da Venezuela se agravou com a identificação de novas variantes e o país atualmente passa pelo pior momento da pandemia.

Uma entrevistada pela reportagem da AFP contou que levou o cunhado a seis hospitais e a uma clínica privada, mas que não conseguiu um leito. A família, então decidiu deixá-lo em casa, mas teve que comprar oxigênio por conta própria. "Quem não ganha nem para comprar um cilindro está fadado a morrer", lamenta a mulher, sugerindo que a situação financeira da sua família também não é confortável. "Precisamos de ajuda, precisamos de oxigênio, precisamos que o governo nos ajude".

Segundo a ONG Médicos Unidos, a demanda por oxigênio na Venezuela aumentou entre três a quatro vezes nesta segunda onda da pandemia. Os hospitais venezuelanos também sofrem com falta de energia elétrica, água potável e medicamentos. De acordo com reportagem do jornal venezuelano Efecto Cocuyo, é cada vez mais comum ver pessoas pedindo doações para conseguir tratar familiares com Covid-19, principalmente para comprar oxigênio.