Protótipo de um carro voador desenvolvido pela japonesa NEC Corp
Protótipo de um carro voador desenvolvido pela japonesa NEC Corp foi testado nesta segunda-feira (5)| Foto: Reprodução/Youtube

Parece ter saído da animação americana Jetsons, mas é real: um protótipo de um carro voador pairou três metros acima do solo por cerca de um minuto no Japão nesta segunda-feira (5), no mais recente evento da corrida global para criar veículos voadores autônomos.

Projetado pela NEC Corp, empresa de tecnologia sediada em Tóquio, para realizar entregas autônomas, o protótipo inicial parece mais um grande drone do que propriamente um carro. Ele tem quatro hélices e é alimentado por bateria. A tecnologia de "decolagem e aterrissagem vertical elétrica” ainda tem algumas dificuldades para contornar, como a duração da bateria, segurança e regulação, mas ela é supostamente mais barata, mais silenciosa e mais acessível que os helicópteros, e poderia ser usada para contornar o tráfego em cidades congestionadas, transportar cargas ou apenas oferecer viagens recreativas.

O governo japonês já construiu uma área de teste para carros voadores em Fukushima, segundo a Associated Press. Esses investimentos fazem parte do plano de infraestrutura do país usar a tecnologia para entregar mercadorias a partir de 2023 e para viagens diárias até 2030.