Capitol Hill, em Washington, capital dos Estados Unidos
Capitol Hill, em Washington, capital dos Estados Unidos| Foto: Samuel Schroth / Unsplash

A capital dos Estados Unidos deu um passo para a volta à normalidade nesta segunda-feira, 10. A prefeitura de Washington D.C. anunciou que praticamente todas as restrições ao funcionamento de negócios e realização de eventos cairão em 11 de junho, e que a partir de 21 de maio a maioria dos estabelecimentos, como restaurantes e igrejas, já poderá funcionar normalmente.

Com o avanço da vacinação, os números de novos casos e mortes por Covid-19 têm caído consistentemente na capital norte-americana, assim como nos estados vizinhos de Virginia e Maryland. Segundo levantamento do Washington Post, Washington D.C. registrou uma média de 6 novos casos diários de Covid-19 por 100 mil residentes nos últimos sete dias; não foram relatadas novas mortes pela doença entre sexta-feira e segunda-feira. Virginia e Maryland reportaram sete e dez novas mortes nesta segunda, respectivamente. Mais de 52% dos moradores da capital americana já receberam pelo menos uma dose da vacina contra coronavírus, e 40% dos maiores de 18 anos já estão totalmente imunizados.

A partir de 11 de junho, eventos esportivos, restaurantes, bares casas noturnas e outras atividades vão poder funcionar sem limitação de público. Máscaras continuarão a ser exigidas nas áreas internas e, quando houver grandes aglomerações, também ao ar livre.

A maioria dos negócios - como restaurantes, lojas, academias - já poderá operar sem limitação de capacidade em 21 de maio, mas grandes eventos e o funcionamento de casas noturnas continuarão com a restrições de público até 11 de junho. A prefeitura planeja imunizar ainda mais residentes nas próximas semanas, graças a abertura de postos de vacinação sem hora marcada.

Autoridades de saúde locais pediram cautela à população, ressaltando que muitas atividades representam risco para quem ainda não está totalmente vacinado. O rastreamento de contatos de pessoas infectadas permanecerá uma operação em tempo integral até o fim da pandemia, disseram as autoridades.