Imagem de satélite mostra destruição em Mariupol: presidente ucraniano perguntou aos russos se o cerco à cidade difere do bloqueio a Leningrado na Segunda Guerra Mundial
Imagem de satélite mostra destruição em Mariupol: presidente ucraniano perguntou aos russos se o cerco à cidade difere do bloqueio a Leningrado na Segunda Guerra Mundial| Foto: EFE/EPA/MAXAR TECHNOLOGIES

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (17, data local) que o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, que havia sido capturado pelo exército russo no último dia 11 de março, foi libertado.

“O prefeito de Melitopol foi finalmente libertado do cativeiro. Nossa Melitopol ucraniana, que não se submeteu e não se submeterá aos ocupantes. Ivan Fedorov está livre. Falei com ele hoje”, declarou Zelensky em um vídeo.

O presidente ucraniano acrescentou que o exército russo tentou persuadir o prefeito a colaborar, “mas nosso homem sobreviveu. Ele não desistiu. Como todos nós aguentamos. Como todos nós não desistimos”.

Além disso, Zelensky anunciou que nesta quinta-feira se dirigirá por teleconferência ao parlamento alemão. Em sua fala, o presidente ucraniano voltou-se novamente para os cidadãos da Rússia para perguntar “como o bloqueio de Mariupol difere do bloqueio de Leningrado durante a Segunda Guerra Mundial”.