Zelensky destitui dois generais ucranianos considerados “traidores”
| Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destituiu nesta quinta-feira (31) dois generais por "violarem o juramento militar de lealdade ao povo ucraniano", com base no estatuto disciplinar das Forças Armadas. Zelensky anunciou durante o habitual discurso noturno, divulgado pela presidência ucraniana, que tomou esta decisão em relação aos "anti-heróis".

"Agora não tenho tempo para lidar com todos os traidores. Mas, gradualmente, todos eles serão punidos", declarou. O ex-chefe do Departamento Principal de Segurança Interna do Serviço de Segurança da Ucrânia, Naumov Andriy Olehovych, e o ex-chefe do Escritório do Serviço de Segurança da Ucrânia na região de Kherson, Kryvoruchko Serhiy Oleksandrovych, "não são mais generais".

"De acordo com o Artigo 48 do Estatuto Disciplinar das Forças Armadas da Ucrânia, os militares entre os oficiais superiores que não tenham decidido onde está a sua pátria, que violem o juramento militar de lealdade ao povo ucraniano em termos da proteção do nosso Estado, da sua liberdade e independência, serão inevitavelmente privados de altas patentes militares. Os generais aleatórios não pertencem aqui!", insistiu o presidente. Em contraste, expressou aos "verdadeiros heróis do Serviço de Segurança: a mesma gratidão absoluta, assim como a todos que defendem sinceramente o país".