O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky| Foto: EFE/EPA/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu neste domingo (17) que o mandatário dos Estados Unidos, Joe Biden, visite a Ucrânia e veja presencialmente a guerra desencadeada pela invasão russa.

"Claro que é decisão dele, e depende da segurança, mas creio que o líder dos Estados Unidos deveria vir aqui para observar", disse Zelensky, em entrevista à CNN. O presidente ucraniano disse estar convencido de que "ele fará isso".

Após a retirada das tropas russas dos arredores de Kiev, Biden revelou que estava estudando a possibilidade de enviar um membro de alto escalão de seu governo para a Ucrânia. Alguns meios de comunicação especulam que poderia ser o secretário de Estado, Antony Blinken, ou de Defesa, Lloyd Austin.

No último dia 8, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reuniu-se em Kiev com Zelensky, gesto que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, repetiu no dia seguinte. Biden esteve no final de março na Polônia, país vizinho da Ucrânia e que mais recebeu refugiados devido à guerra, mas naquela ocasião descartou a possibilidade de pisar em território ucraniano.