• Carregando...

Sal Lake City, Estados Unidos – O presidente norte-americano, George W. Bush, advertiu ontem que o Irã pagará o preço por não parar com suas atividades nucleares. Ele disse que Teerã terá de assumir as "conseqüências de sua rebeldia" ao ignorar o prazo imposto pela Organização das Nações Unidas para deter o enriquecimento de urânio, que venceu ontem.

"O regime iraniano está tentando desenvolver armas nucleares desafiando abertamente suas obrigações internacionais", declarou Bush durante uma convenção anual da Legião Americana de Veteranos em Salt Lake City, em Utah. Para Bush, "o mundo enfrenta agora uma grave ameaça do regime radical do Irã".

Agora a questão é se os EUA poderão manter unida a coalizão das potências que concordou em oferecer incentivos ao Irã para que o país encerrasse o enriquecimento de urânio. Caso consigam, terão base para impor sanções. Rússia e China, que têm fortes interesses econômicos no Irã, continuam defendendo negociações diplomáticas.

Não será fácil impor sanções ao Irã, porque o pacote depende de amplo apoio no Conselho de Segurança da ONU. Diplomatas europeus temem que países enraivecidos com o modo como os EUA trataram a crise do Líbano defendam Teerã. Além disso, teme-se que o Ocidente acabe sendo o prejudicado com o aumento dos preços de petróleo no caso de um bloqueio comercial, por exemplo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]