• Carregando...

Bush diz que não há guerra civil no Iraque, apesar da violência

Plantão | Publicada em 02/09/2006 às 12h20mReuters

WASHINGTON - O presidente americano George W. Bush rechaçou neste sábado a idéia de que o Iraque entrou em Guerra Civil, apesar dos sangrentos enfrentamentos em Bagdá e do informe do Pentágono que afirmou que a violência estava em expansão.

Bush, que busca fortalecer o apoio público à guerra antes do aniversário do 11 de setembro e as cruciais eleições de novembro, restringiu o debate a uma decisão entre duas alternativas: permanecer no Iraque como está ou sair e entregar o país aos terroristas.

O presidente apresentou a guerra como parte integral de uma batalha mais ampla contra o terror e disse que uma derrota no Iraque significaria que a próxima geração terá um Oriente Médio "dominado por estados terroristas e ditadores radicais com armas nucleares".

- Os terroristas entendem a ameça que um Iraque democrático impõe à sua causa, por isso estão fazendo uma sangrenta campanha de violência, que espera jogar o país numa guerra civil - disse Bush em sua mensagem semanal pelo rádio. - Nossos comandantes e diplomatas acreditam que o Iraque não está numa situação de guerra civil. Eles informam que só um pequeno número de iraquianos está envolvido com a violência sectária, enquanto a maioria quer uma vida normal e em paz num país unificado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]