• Carregando...

Budapeste – O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deu ontem mais uma demonstração de sua política externa, na Hungria, pouco antes de encerrar sua viagem de dois dias à Europa e retornar a Washington. Ele elogiou a luta pela democracia na Hungria e garantiu que os Estados Unidos vão levar seu sistema de governo ao Iraque e a outras nações que lutam pela liberdade.

"O novo governo iraquiano mostrará ao mundo a promessa de uma democracia próspera no coração do Oriente Médio", afirmou o presidente em discurso no monte Gellert, em Budapeste. Foi um discurso cheio de elogios aos esforços do povo e do governo da Hungria por terem derrubado a ditadura comunista e por sua contribuição na luta contra o terrorismo em países como o Iraque e o Afeganistão.

Com alguns meses de antecipação, o presidente dos EUA quis participar dos atos comemorativos do 50.º aniversário da revolução de 23 de outubro de 1956, quando milhares de universitários e operários iniciaram um levante popular que culminaria com a transição à democracia em 1989.

O presidente húngaro, Laszlo Solyom, disse que a democracia deve seguir normas internacionais. Os protestos contra a visita de Bush chegaram a reunir 15 mil pessoas em Viena (Áustria).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]