• Carregando...
 | Omar Torres/AFP
| Foto: Omar Torres/AFP

Os cachorros são capazes de detectar uma pessoa com câncer de pulmão graças ao olfato apurado, segundo os resultados de um estudo divulgado nesta semana na Áustria, que abre a possibilidade de salvar vidas com o descobrimento precoce da doença.

"Os cachorros não têm nenhum problema para identificar os pacientes com tumor", disse Peter Errhalt, responsável pela área de pneumologia do hospital de Krems, a cerca de 100 km de Viena.

O projeto piloto codirigido por Errhalt analisou 120 provas de testes respiratórios e os cães acertaram 70% das provas que foram feitas com pacientes com tumores.

Os resultados foram tão encorajadores que o experimento será ampliado e terá mais de 1,2 mil provas novas.

Em dois anos, os cientistas pretendem saber como os cães são capazes de distinguir o câncer somente com o olfato e se é possível aplicar esse método de detecção a outras doenças.

No longo prazo e se os resultados forem bons, os pesquisadores pretendem estudar as células olfativas caninas para desenvolver um modelo de "nariz eletrônico".

Os médicos indicaram que a taxa de sobrevivência do câncer de pulmão, se descoberto no começo, é de 90%, por isso que, se esse método de detecção for desenvolvido, será possível salvar muitas vidas. A mortalidade aumenta muito à medida que a detecção ocorre mais tarde. Só 15% das pessoas com câncer de pulmão sobrevivem em situações semelhantes.

Os especialistas decidiram desenvolver este experimento depois que vários estudos comprovaram o comportamento "anômalo" nos cachorros cujos donos morriam de câncer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]