• Carregando...
Zagueiro João Leonardo entra no lugar de Danilo, que está suspenso. Jancarlos também é desafalque | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Zagueiro João Leonardo entra no lugar de Danilo, que está suspenso. Jancarlos também é desafalque| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Washington – Pesando 68 quilos ou mais, o maior pássaro que já viveu não era capaz de simplesmente sair voando, dizem pesquisadores. Equipe liderada por Sankar Chatterjee, da Texas Tech University, usou programas de computador criados para helicópteros a fim de analisar as características do vôo do Argentavis magnificens, pássaro que viveu na América do Sul há 6 milhões de anos.

Como os condores do mundo moderno, o Argentavis precisava de correntes ascendentes para se manter no ar. Se contasse com elas, seria capaz de planar por grandes distâncias, concluíram os pesquisadores.

Restos do Argentavis foram descobertos no norte da Argentina, e também no sopé dos Andes. Com envergadura de 7 metros, esse é o maior pássaro voador conhecido.

Medindo o tamanho dos ossos, os cientistas determinaram como teriam de ser os músculos da ave, e concluíram que o Argentavis não teria sido capaz de levantar vôo e se manter no ar simplesmente batendo as asas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]