Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Braço direito

Calderón indica novo ministro do Interior do México

Advogado independente é considerado um dos políticos mais próximos do presidente. Queda de avião vitimou o ex-ministro Mouriño

Durante cerimonial, presidente Felipe Calderón (esq.) nomeia Fernando Francisco Gómez Mont o novo ministro do Interior | Alfredo Guerrero / Reuters
Durante cerimonial, presidente Felipe Calderón (esq.) nomeia Fernando Francisco Gómez Mont o novo ministro do Interior (Foto: Alfredo Guerrero / Reuters)

O presidente do México, Felipe Calderón, nomeou nesta segunda-feira (10) o advogado Fernando Francisco Gómez Mont para o cargo de ministro do Interior.

O ex-ministro do Interior Juan Camilo Mouriño morreu na semana passada, na queda de um avião oficial no qual viajava com outras oito pessoas na capital mexicana.

O novo secretário, um advogado independente que atuou em casos envolvendo ex-banqueiros e em um pleito entre emissoras de televisão, foi também um legislador que presidiu a Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados e participou em negociações de reformas eleitorais e judiciárias.

"Hoje instruo Gómez Mont a seguir promovendo o diálogo com os Poderes da União, especialmente com o legislativo, afim de avançar nos acordos que sejam traduzidos nas reformas que o nosso país precisa", disse Calderón em uma breve cerimônia de nomeação do novo ministro.

Gómez Mont, filho de um dos fundadores e ideólogos do Partido de Ação Nacional (PAN), de Calderón, não é considerado um dos políticos mais próximos do presidente, como foi Mouriño, seu braço direito e um de seus melhores amigos.

O direitista Calderón, que assumiu a Presidência em dezembro de 2006, conseguiu no Congresso - onde a oposição tem mais cadeiras que seu partido - fossem aprovadas reformas importantes, como uma recente para fortalecer a indústria petroleira.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.