• Carregando...
Ex-assessor da Casa Branca tem se recusado a colaborar com um comitê da Câmara que investiga a invasão do Capitólio
Ex-assessor da Casa Branca tem se recusado a colaborar com um comitê da Câmara que investiga a invasão do Capitólio| Foto: EFE/EPA/Kevin Hagen

O plenário da Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (21) recomendação para que o ex-assessor da Casa Branca Steve Bannon seja acusado criminalmente de desacato por se recusar a colaborar com um comitê da casa que investiga a invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro deste ano. Além dos parlamentares democratas, nove do Partido Republicano votaram a favor da medida.

Na terça-feira (19), a recomendação já havia sido aprovada pelo próprio comitê que realiza a investigação. Com a aprovação no plenário, agora ela será remetida ao Departamento de Justiça, que decidirá se processará Bannon.

O ex-assessor da Casa Branca nos primeiros meses da gestão do ex-presidente Donald Trump (2017-2021) não compareceu para prestar depoimento na semana passada e também não forneceu dentro do prazo documentos requisitados pelo comitê. Seus advogados informaram que ele não tem colaborado com a investigação porque segue uma orientação do ex-presidente republicano.

Na segunda-feira (18), Trump entrou com uma ação no Tribunal Distrital de Washington, capital dos Estados Unidos, para manter em segredo documentos da sua gestão relacionados à invasão do Capitólio. O republicano alega privilégio executivo, que pode ser invocado por presidentes americanos para evitar a divulgação de registros que possam comprometer a administração e a segurança nacionais.

O Capitólio foi invadido em 6 de janeiro por apoiadores de Trump, que alegavam fraude na vitória de Joe Biden na eleição presidencial de 2020. O tumulto provocou cinco mortes e deixou dezenas de feridos; centenas de pessoas foram presas e estão sendo processadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]