Uma canção antinazismo de 1993 voltou às paradas alemãs em pleno 2015. Manifesto contra o extremismo, “Schrei Nach Liebe” (“Grito por Amor”, em uma tradução livre), da banda Die Ärzte, traça paralelos entre o cenário do país na década de 90 e a xenofobia de parte da população atual contra os refugiados que buscam asilo.

CARREGANDO :)

De acordo com o jornal britânico “The Independent”, a iniciativa de dar novo fôlego à canção surgiu com o professor de música Gerhard Torges. Usando as redes sociais, ele incitou seus seguidores a baixarem e compartilharem a música como apoio a essa população marginalizada. Dentro de alguns dias, ela conquistou a liderança na Amazon, Google Play e iTunes Store.

“Sua violência é só um choro silencioso por amor/ Seus coturnos são um pedido por carinho/ Você nunca aprendeu a se expressar/ E seus pais nunca tiveram tempo para você”, canta a letra.

Publicidade

Críticos da campanha acusaram o grupo Die Ärzte de lucrar com o sofrimento alheio, críticas que rechaçam. “Nós certamente não queremos ganhar dinheiro com isso. Doaremos todo o lucro para a Pro Asyl [organização de auxílio aos refugiados]. Desejamos aos nazistas e seus simpatizantes um entretenimento ruim”, escreveu a banda em sua página oficial.

Veja também
  • Venezuela se oferece para receber 20 mil refugiados sírios
  • Refugiado fotografado em Kos com filhos conseguiu chegar à Alemanha
  • Alemanha e Suécia concordam que uma divisão justa dos refugiados é necessária
  • ONU prevê que 850 mil refugiados devem chegar à Europa pelo mar em 2015 e 2016