Magdalena Andersson ganhou segunda eleição no Parlamento sueco em menos de uma semana, agora para um governo apenas com seu partido| Foto: EFE/EPA/DUYGU GETIREN
Ouça este conteúdo

Magdalena Andersson, a primeira mulher a se tornar primeira-ministra da Suécia, foi eleita novamente para o cargo nesta segunda-feira (29), apenas cinco dias depois de ser escolhida para o cargo e renunciar no mesmo dia.

CARREGANDO :)

Na quarta-feira passada (24), Andersson havia sido eleita pelo Parlamento sueco, mas renunciou após apenas algumas horas. Líder do Partido Social-Democrata, ela tomou a medida porque sofreu uma derrota no Legislativo, que aprovou uma proposta de orçamento apresentada pela oposição, o que fez o Partido Verde deixar o governo de coalizão minoritária formado com os social-democratas.

Nesta segunda-feira, Andersson concorreu em outra votação parlamentar, desta vez para um governo de minoria puramente social-democrata.

Publicidade

Ela teve 101 votos a favor e 173 contrários, e foram registradas 75 abstenções. Pelas regras eleitorais da Suécia, um novo primeiro-ministro é eleito se a maioria do Legislativo não votar contra ele.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]