• Carregando...
Hernández comemorou a vitória e não debate o resultado | Jorge Cabrera/Reuters
Hernández comemorou a vitória e não debate o resultado| Foto: Jorge Cabrera/Reuters

34,19% dos votos

...tinha o candidato governista Juan Hernández até a tarde de ontem, quando haviam sido apurados 58% dos votos totais. Sua principal adversária, Xiomara Castro, aparecia com 28,83%. A candidata de esquerda se recusava a aceitar o resultado, alegando fraude e manipulação dos números. Ela e o marido, Manuel Zelaya, prometeram recorrer e pedir recontagem dos votos. Em Honduras a eleição é decidida em um único turno e a reeleição é proibida.

  • Xiomara alega fraude e não aceita os números oficiais

A candidata de esquerda à Presidência de Honduras, Xiomara Castro, se recusou ontem a aceitar o resultado parcial oficial das eleições, que aponta que o seu oponente, o governista Juan Hernández, do Partido Nacional, caminha para vencer o pleito do último domingo.

Xiomara, mulher do presidente deposto Manuel Zelaya, e sua equipe disseram ontem ter uma pesquisa que a mostra como vitoriosa. Eles alegaram fraude e acusaram a autoridade eleitoral de manipular o resultado.

A contagem parcial divulgada pelas autoridades dá 34,19% a Hernández, enquanto Xiomara tem 28,83%, afirmou o órgão, no boletim de atualização, com 58% das urnas apuradas. "Vamos tentar uma recontagem urna por urna, seção por seção, cidade por cidade", afirmou Zelaya.

O ex-presidente foi deposto por um golpe em 2009. Os seus adversários diziam que ele buscava a reeleição, proibida pela Constituição. Honduras viveu uma crise política na época.

Vitorioso

Juan Hernández, por sua vez, prometeu anunciar a sua equipe de transição e se disse aberto para o diálogo com Xiomara. Porém, afirmou que não vai debater o resultado. "A vitória não pode ser negociada com ninguém. O resultado foi decidido pelo povo hondurenho", disse à imprensa.

O embaixador dos Estados Unidos em Honduras e o chefe dos observadores eleitorais da União Europeia disseram que as eleições do domingo foram limpas e pediram que os participantes respeitassem o resultado.

A possível eleição de Hernández indica a continuidade das políticas econômicas conservadoras do atual governo. O candidato também prometeu colocar os militares para combater a violência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]