• Carregando...

Nova Iorque - Mulheres que disputam altos cargos precisam parecer competentes e atraentes, ao mesmo tempo que, para homens, o primeiro atributo já é o suficiente. É o que diz um estudo mostrado em reportagem da rede de TV CNN, publicada ontem.

A cobrança por parte dos eleitores pode ser usada pela candidata a vice na chapa republicana, Sarah Palin, para justificar os altos gastos em maquiagem e guarda-roupa.

"A pesquisa mostra dados surpreendentes e preocupantes’’, disse à CNN Joan Y. Chiao, do Departamento de Psicologia da Universidade de Northwestern, responsável pela pesquisa.

Segundo a especialista, o estudo diz que tanto eleitores homens quanto mulheres afirmaram que provavelmente votariam em uma mulher que tivesse as duas qualidades: competência e beleza. "Nenhuma das características sozinha foi suficiente para garantir que a pessoa votaria na candidata’’, afirma.

O resultado da pesquisa já havia sido constatado em outros estudos sobre a relação entre políticos e eleitores, segundo a reportagem.

Em 2005, um relatório constatou que candidatos que aparentavam ter mais maturidade eram mais bem sucedidos que os de aparência muito jovem. Naquela época, especialistas disseram que eleitores associavam a maturidade e experiência à competência do político.

Críticas

No quesito atratividade, a governadora do Alasca parece atender aos anseios dos eleitores. No entanto, sua competência é questionada pelos norte-americanos.

Pesquisa New York Times/CBS News, publicada quinta-feira no jornal The New YorK Times’, mostra que 59% dos eleitores acreditam que Palin não está qualificada para concorrer nas eleições presidências. No início do mês, a mesma sondagem apontava um índice de 50%.

Um terço dos entrevistados também afirmou que o candidato a vice-presidente é um fator chave na hora de definir o voto.

O New York Times afirma que a escolha de Palin para compor a chapa pode ter afundado a candidatura do republicano John McCain.

Segundo o jornal, pesquisas apontam que os eleitores acreditam que Barack Obama teria maior capacidade de escolher pessoas qualificadas para compor uma administração do que McCain.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]