Em 2014, no auge da epidemia de ebola, Christie ordenou a detenção e pôs em quarentena em Nova Jérsei uma enfermeira que havia voltado da África| Foto: J

Depois de mobilizar o presidente Barack Obama, o vírus da zika introduziu o Brasil também na campanha presidencial dos Estados Unidos. No debate entre os pré-candidatos republicanos deste sábado (6), um deles, o governador de Nova Jérsei, Chris Christie, disse que imporia uma quarentena às pessoas que voltarem aos EUA de viagens ao Brasil, por causa do vírus da zika.

CARREGANDO :)

Em 2014, no auge da epidemia de ebola, o mesmo Christie ordenou a detenção e pôs em quarentena em Nova Jérsei uma enfermeira que havia voltado da África.

“Pode apostar que sim”, disse Chritie ao ser questionado se faria o mesmo com quem voltar do Brasil. Ele não recuou da decisão que tomou em relação à enfermeira, que lhe rendeu muitas críticas e um processo. “Você toma uma decisão dessa baseado nos sintomas, na medicina e na lei. Nós a colocamos em quarentena, seu exame se revelou negativo e depois de 48 horas nós a liberamos.”

Publicidade

Colômbia registra mais de 22,6 mil casos de zika; 2,8 mil em grávidas

A Colômbia registra 22.612 infectados pelo vírus zika, entre eles 2.824 grávidas, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde neste sábado (6), com dados de até 30 de janeiro.

Leia a matéria completa

A mesma pergunta sobre o zika foi feita a outro pré-candidato, este com experiência na área médica, o neurocirurgião aposentado Ben Carson. Sua opinião sobre a quarentena foi diferente.

“Colocar um monte de gente em quarentena de forma desordenada por terem ido ao Brasil, não acredito que isso funcione. O que nós realmente precisamos pensar é como controlar essa doença. E aí é que precisamos de uma resposta rápida. Precisamos de uma resposta rápida ao ebola, precisamos de uma resposta rápida à zika e outras coisas surgirão”, disse Carson.

Veja também
  • 53 cidades registram casos de microcefalia em SP
  • Repelente deve ser usado até sobre a calça jeans, diz dermatologista

Ambos estão na lanterna da disputa republicana. Segundo a média das pesquisas feita pelo site RealClearPolitics, Chris está em sexto lugar (4,9%) na preferência dos eleitores de New Hampshire, onde será realizada a prévia dos partidos, na terça (9). Carson (3,3%) está em último entre oito pré-candidatos, de acordo com o site. Donald Trump lidera, com 30,7%, seguido dos senadores Marco Rubio (16,4%) e Ted Cruz (12%).

Publicidade

O vírus da zika virou uma preocupação real nos EUA. As autoridades médicas do país emitiram um alerta recomendando mulheres grávidas a evitar viagens ao Brasil e outros países afetados pela zika e o presidente Obama pediu pressa no desenvolvimento de uma vacina contra a doença.