• Carregando...

O candidato derrotado nas eleições presidenciais da Indonésia, Prabowo Subianto, impugnará os resultados, anunciou nesta quarta-feira (23) seu porta-voz, um dia depois que a comissão eleitoral proclamou seu oponente, Joko Widodo, como ganhador.

O porta-voz, Tantowi Yahya, disse em entrevista coletiva que o comitê de campanha de Prabowo está preparando um recurso para apresentar ao Tribunal Constitucional e que pedirá a formação de uma comissão que investigue suas denúncias de "fraude eleitoral em massa".

Segundo Tantowi, durante a votação de 9 de julho houve irregularidades em 50 mil mesas eleitorais e problemas na apuração, mas admitiu que não sabe qual candidato foi o mais prejudicado.

A comissão eleitoral proclamou ontem Joko Widodo, conhecido como Jokowi, como vencedor das eleições com 53,15% dos votos contra 46,85% de seu único rival.

Prabowo, ex-genro do ditador Suharto e relacionado com casos de violações dos direitos humanos, acusou a comissão eleitoral de agir de forma injusta e classificou as eleições como não democráticas antes de abandonar a apuração, horas antes do anúncio dos resultados.

Tantowi detalhou que Prabowo só se retirou do processo de apuração dos votos, mas que mantém sua candidatura, e pediu à comunidade internacional que se abstenha de enviar felicitações até que o processo seja concluído.

Após a divulgação dos resultados, Widodo foi felicitado pelos primeiros-ministros da Malásia, Najib Razak; Cingapura, Lee Hsien Loong; e Austrália, Tony Abbott, além do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, entre outros.

O parceiro eleitoral de Prabowo e candidato à vice-presidência, Hatta Rajasa, adotou uma posição distinta e prometeu respeitar o resultado final.

O presidente eleito fez um pedido para construir "uma Indonésia mais unida e forte" em seu primeiro discurso, após ser proclamado ontem à noite o vencedor das eleições.

Esta foi a terceira vez que os indonésios elegeram o chefe de Estado por voto direto através de eleições presidenciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]