• Carregando...

Lima escolhe neste domingo (3) seu novo prefeito, numa campanha considerada o ensaio da eleição presidencial do ano que vem. A favorita é Susana Villarán, candidata de esquerda que fala na vitória "da esperança contra o medo" para embalar seu maior voo eleitoral desde 2006, quando terminou em sétimo lugar nas eleições presidenciais, com apenas 0,62% dos votos. O atual presidente do Peru, Alan García - reprovado por 60% da população -, não pode disputar um novo mandato em 2011. Por isso, o movimento político das últimas semanas é visto como uma mostra do que virá no ano que vem.

Além da prefeitura de Lima, estarão em jogo os cargos de 25 governadores, 195 prefeitos e 1.639 administradores distritais, além de mais de 12 mil parlamentares em câmaras locais. Uma das principais correntes políticas nacionais, o fujimorismo, não apresentou candidato à prefeitura de Lima, onde vive um terço da população do país.

Susana lidera com 37% das intenções de voto. Em seguida aparece a candidata conservadora Lourdes Flores, com 27,8%. No centro do debate está o alinhamento de Susana com líderes da esquerda sul-americana, como o venezuelano Hugo Chávez e o virtual candidato à presidência peruana, Ollanta Humala, militar da reserva cujo discurso nacionalista e indigenista assusta a maioria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]