Uma série de explosões com carros-bomba mataram pelo menos 12 pessoas e deixaram vários feridos nas cidades iraquianas de Ramadi e Faluja, no domingo (8), enquanto o governador da conturbada província de Nínive escapou de uma tentativa de assassinato.

CARREGANDO :)

Os ataques seguiram uma série de explosões em um movimentado mercado no centro do pólo petrolífero de Basra na noite de sábado que mataram pelo menos 43 e feriram 185, segundo autoridades.

"O número de mortes das três explosões que atingiram o mercado ontem (sábado) chegou a 43 mortos e 185 feridos", disse Riyadh Abdulameer, chefe do departamento de saúde de Basra, à Reuters, acrescentando que esta não foi a contagem final.

Publicidade

O Iraque está em um limbo político desde a eleição 7 de março, enquanto facções políticas xiitas, sunitas e curdas tentam resolver um governo de coalizão. Políticos e autoridades de segurança dizem que os insurgentes parecem estar tentando aproveitar a ausência de um poder mais firme.

Os líderes iraquianos não conseguiram chegar a um novo governo em cinco meses desde a votação. O primeiro-ministro Nuri al-Maliki visitou Massoud Barzani, presidente da região semi-autônoma curda do norte, em Arbil, no domingo, buscando uma solução para o impasse.

Na cidade de Mosul, considerada um dos lugares mais perigosos do Iraque nos últimos meses, uma bomba explodiu perto de um comboio transportando Atheel al-Nujaifi, o governador da província de Nínive, que ia de sua casa para o trabalho no domingo, informou a polícia.

Nujaifi e sua equipe escaparam sem ferimentos da explosão inicial, que ocorreu em uma estrada que é considerada uma das mais seguras em Mosul. Mas uma segunda bomba explodiu quando a polícia chegou ao local, ferindo três policiais, disse a polícia.

Em Faluja, cerca de 50 quilômetros a oeste de Bagdá, três explosões de carros-bomba - dois deles visando patrulhas da polícia - mataram pelo menos quatro pessoas e feriram mais de vinte outras, segundo a polícia e fontes médicas.

Publicidade

Um dos carros-bomba foi deixado para trás por homens armados que assaltaram um comerciante de câmbio em sua casa, disse a polícia.

Em Ramadi, 100 quilômetros a oeste da capital, um carro-bomba explodiu perto de um restaurante em uma movimentada rua, matando pelo menos oito pessoas e ferindo 50, informou a polícia.

Em outros ataques em Mosul, nove pessoas ficaram feridas quando uma granada foi atirada num grupo de civis, e quatro outros se feriram na explosão de uma bomba de beira de estrada perto de patrulhas da polícia e do Exército, de acordo com a polícia.