• Carregando...

"Te mando três beijos", escreve o apaixonado Napoleão Bonaparte a Josefina, numa carta que faz parte de uma extraordinária coleção de documentos manuscritos que será posta à venda em 3 de julho na casa de leilão Christie's, em Londres.

"Te mando três beijos: um a teu coração, outro a tua boca e outro a teus olhos", escreveu Napoleão (1769-1821) à futura esposa, com quem tinha tido na noite anterior uma calorosa discussão, ao que parece, em razão das perguntas do imperador sobre a fortuna familiar de Josefina.

A casa de leilão espera vender esta carta manchada com rabiscos por um valor entre 30.000 e 50.000 libras, ou seja, de 60.000 a 100.000 dólares. O texto mostra o ambicioso Napoleão apaixonado e arrependido, depois de Josefina tê-lo acusado de não a amar como pessoa, mas a sua fortuna.

A carta faz parte "da coleção mais importante de manuscritos que chegou ao mercado em uma geração", destacou a Christie's. Os 570 lotes que a Christie's porá em leilão foram reunidos durante três décadas pelo banqueiro austríaco Albin Schram, numa coleção cheia de achados poéticos, como uma carta do poeta andaluz Frederico García Lorca e outra do russo Alexander Pushkin.

"Uma coleção de cartas como esta é algo inacreditável hoje em dia", afirmou o diretor do departamento de livros da Christie's, explicando que a coletânea também inclui manuscritos do político britânico Oliver Cromwell (2599-1658), do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, do czar russo Pedro, o Grande, do líder indiano Mahatma Gandhi e da rainha Isabel (Espanha) ao rei da França Henrique IV.

Na ocasião da venda da carta de Bonaparte, também serão leiloadas as cartas do artista Claude Monet, dos escritores britânicos Donne, Oscar Wilde, Charles Dickens e Lord Byron, e do fundador da psicanálise Sigmund Freud. Por todas estas preciosidades, a Christie's espera arrecadar cerca de dois milhões de libras, ou seja, quatro milhões de dólares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]