• Carregando...
Tarcisio Bertone: “Celibato é uma tradição positiva e frutífera” | Javier Galeano/Reuters
Tarcisio Bertone: “Celibato é uma tradição positiva e frutífera”| Foto: Javier Galeano/Reuters

Punição

Vaticano decidirá sobre abusos envolvendo Legionários de Cristo

O cardeal Tarcisio Bertone, número dois do Vaticano, se reunirá no dia 30 com os bispos que investigam a congregação Legionários de Cristo, cujo fundador, o falecido padre Marcial Maciel, abusou por décadas de jovens seminaristas, informou ontem o Vaticano.

Trata-se da primeira reunião que será celebrada depois da investigação determinada pelo Papa Bento XVI no ano passado. Segundo o comunicado oficial, os resultados no encontro não serão divulgados. Este é um dos casos mais delicados para a Igreja Católica, atingida por uma série de escândalos de teor sexual na Europa e nos EUA. (AFP)

O celibato dos sacerdotes católicos não é intocável, mas representa uma tradição positiva, afirmou ontem o número dois do Va­­ti­ca­­no, o cardeal Tarcisio Ber­­tone. "O celibato não é intocável", disse o religioso em uma entrevista à televisão pública ca­­talã TV3, an­­tes de acrescentar que "existem igrejas orientais e também católicas que têm pa­­dres casados."O celibato passou a ser questionado após as denúncias de pedofilia por membros da Igreja. Entretanto, o secretário de Esta­­do do Vaticano continuou a de­­fender a prática para os padres ca­­tólicos. "O celibato, imposto à maioria dos religiosos católicos, é uma tradição positiva e frutífera. A não observância do celibato que leva a graves riscos, e tem consequências que, depois, são muito dolorosas e prejudiciais", ressaltou.

O cardeal Bertone foi protagonista de uma polêmica no início de abril ao relacionar a pedofilia com a homossexualidade. O Va­­ticano tentou retificar, destacando que o prelado não falava de casos de pedofilia no clero.

O alto prelado está em visita oficial à Barcelona, onde participou, no domingo, da cerimônia de beatificação do sacerdote ca­­talão Josep Tous i Soler. Em uma entrevista ao jornal La Vanguar­­dia, Bertone disse no domingo que a proliferação de escândalos de pedofilia entre os religiosos ca­­tólicos não tem uma relação direta com o celibato dos padres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]