• Carregando...

O transplante de células-tronco pode curar a surdez nos próximos dez anos, se os planos do cientista alemão Stefan Heller derem certo. Nos Estados Unidos, o otorrinolaringologista também estuda remédios que podem restaurar a audição com apenas a aplicação de algumas gotas.

Heller apresenta seu trabalho neste sábado (17) na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), que ocorre em São Francisco até terça (19). Segundo ele, a principal dificuldade está nos pequenos detalhes.

Em 2003, ele identificou células-tronco que existem no ouvido interno. Mais tarde no mesmo ano, conseguiu, em embriões de galinhas, transformá-las em células ciliadas, responsáveis por converter a energia mecânica do som em impulsos elétricos enviados ao cérebro.

Atualmente, o pesquisador trabalha no aprimoramento dos passos de um eventual transplante de células-tronco em mamíferos. Ele pretende curar a surdez em camundongos nos próximos cinco anos.

Heller também investiga a capacidade de pássaros de restaurar pequenas células auditivas. "Essa é uma possibilidade promissora, porque mostra que há uma programação genética para a regeneração em algum lugar da família dos vertebrados", diz ele. "Precisamos encontrá-lo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]