• Carregando...

O Centro de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia autorizou nesta sexta-feira o astronauta russo Pável Vinográdov e o americano Jeffrey Williams a prolongar a caminhada espacial que realizam na Estação Espacial Internacional (ISS).

- O CCVE permitiu aos astronautas permanecer no espaço exterior por mais tempo do que o previsto - indicou Valeri Lindin, porta-voz do CCVE, situado na cidade de Koroliov, a 35 quilômetros a nordeste de Moscou.

A caminhada espacial começou às 2h40m de Moscou (19h40 de quinta-feira em Brasília) e no lugar das cinco horas e quarenta minutos previstas inicialmente, vai durar pelo menos seis horas e 30 minutos, informou Lindin.

- Os astronautas necessitam de mais tempo para se transferir do módulo russo até o módulo americano - explicou o porta-voz à agência Itar-Tass.

Na caminhada Vinográdov e Williams já conseguiram reparar uma válvula do sistema Elektron, um dos principais equipamentos que geram o oxigênio na ISS, destacou Lindin. Eles também instalaram e desmontaram materiais das experiências científicas Kromka e Biorisk.

Na tarefa final da caminhada, os dois astronautas, uma vez no módulo americano Unity, substituirão uma câmara avariada e instalarão uma nova no sistema de transporte do braço robótico Canadarm-2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]