• Carregando...
As urnas, instalados nas quatro localidades mais destacadas das duas ilhas principais, estarão até segunda-feira | REUTERS/Alessandro Bianchi
As urnas, instalados nas quatro localidades mais destacadas das duas ilhas principais, estarão até segunda-feira| Foto: REUTERS/Alessandro Bianchi

Senado argentino rechaçará na quarta referendo sobre soberania nas Malvinas

O Senado argentino rechaçará, em sessão prevista para quarta-feira (14), o referendo convocado para determinar se os habitantes das Malvinas-Falklands querem continuar sob domínio britânico

Leia matéria completa

Os centros de votação nas ilhas Malvinas abriram neste domingo às 10h (mesmo horário de Brasília) para que seus moradores se pronunciem sobre o status político desse território dependente do Reino Unido, cuja soberania é reivindicada pela Argentina.

Estes centros, instalados nas quatro localidades mais destacadas das duas ilhas principais, estarão abertos neste domingo e segunda-feira, entre 10h e 18h.

Um total de 1.650 malvinenses, com nacionalidade britânica, tem direito a votar neste referendo, o primeiro deste tipo convocado para que decidam se querem que as ilhas continuem como território de ultramar do Reino Unido.

As autoridades locais instalaram centros de votação em quatro localidades das duas ilhas principais, Grande Malvina (West Falkland) e Soledad (East Falkland), localizadas a 12.500 quilômetros de Londres e a menos de 500 do litoral argentino.

Os centros estarão em Port Stanley (Puerto Argentino), capital das Malvinas, e Goose Green, ambos na ilha Soledad, enquanto os outros dois são Fox Bay e Port Howard, em Grande Malvina.

Além desses colégios eleitorais, haverá cinco centros de votação móveis, instalados em veículos 4x4 que visitarão alguns lugares mais afastados.

A apuração dos votos começará às 21h da própria segunda-feira e a expectativa é que o resultado seja divulgado uma hora depois, segundo a Assembleia Legislativa, que indicou que haverá observadores internacionais acompanhando a evolução do referendo.

A pergunta direta feita aos malvinenses será: "Você quer que as ilhas Falklands mantenham seu status político atual como território do Reino Unido de ultramar?".

Esta pergunta virá acompanhada por um preâmbulo que indicará que o atual status político do arquipélago é o de território do Reino Unido, que mantém as competências sobre Defesa e Relações Exteriores.

Esta consulta popular acontecerá no momento em que as relações entre Argentina e Reino Unido atravessam um de seus momentos mais críticos, devido às pressões de Buenos Aires para negociar a soberania quase 31 anos depois da Guerra das Malvinas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]