• Carregando...

La Paz – A eleição da Assembléia Constituinte e o plebiscito que decidirá a aplicação do regime autônomo na Bolívia não terão a participação de 1,5 milhão de bolivianos acima de 18 anos. O censo da Corte Nacional Eleitoral (CNE) registrou 3.713.283 eleitores, contra os 5.237.679 de cidadãos maiores de idade calculados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) entre os 9,4 milhões de habitantes do país, segundo dados oficiais.

A CNE explica o fenômeno argumentando que muitos não se inscrevem para votar por falta de documento de identidade, por terem emigrado para outros países ou por se sentirem "alienados" do processo político.

Os 255 novos membros da Assembléia Constituinte na Bolívia serão eleitos nas 70 circunscrições eleitorais e nove departamentos nos quais está dividido o país. Segundo a convocação aprovada pelo Congresso Nacional em 6 de março, os partidos políticos acertaram o total de 255 constituintes como forma de representar o mais fielmente possível a diversidade social, étnica e geográfica da nação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]