• Carregando...

Quase 40% dos eleitores americanos, que somam um total de 80 milhões de adultos, não devem comparecer às urnas no próximo mês de novembro para eleger o novo presidente dos Estados Unidos, segundo pesquisa da Universidade de Suffolk, publicada pelo jornal US Today nesta quarta-feira (15).

A pesquisa mostra que se esses eleitores resolvessem participar das eleições, dois em casa três optaria pelo atual presidente do país, Barack Obama.

De acordo com a enquete, entre os americanos que não possuem registro para votar, 43% disseram que preferem Obama, 23% um candidato de um terceiro partido e apenas 14% optariam pelo republicano Mitt Romney.

Em 2008, a candidatura democrata de Obama e Joe Biden obteve cerca de 70 milhões de votos, enquanto os republicanos John McCain e Sarah Palin alcançaram cerca de 60 milhões.

No entanto, 80 milhões de americanos (38%) dos adultos com possibilidade de voto não se registraram ou decidiram não votar na ocasião.

Dos participantes da pesquisa, 58% disseram que a política é importante e 64% afirmaram saber o que está passando no governo atualmente. No entanto, 61% não conseguiram nomear corretamente o atual vice-presidente (Biden) e 59% afirmaram que não prestam atenção à política por conta das "promessas vazias".

São diversas as razões para não comparecer às urnas em novembro: 26% dos eleitores não registrados alegaram falta de tempo e 12% disseram que seu "voto não conta".

Menos de um terço dos participantes disse que os partidos Democrata e Republicano representam os pontos de vista políticos dos americanos, enquanto 53% disseram que um terceiro partido é necessário.

"A enquete traz boas e más notícias para o presidente dos Estados Unidos", disse David Paleologos, diretor do Centro de Pesquisa Política da Universidade de Suffolk.

"A boa notícia é que há uma grande quantidade de eleitores que sequer precisam ser convencidos, eles já gostam de Obama e não gostam de Romney. O presidente americano só precisa convencê-los a votar", explicou Paleologos.

"A má notícia é que estas pessoas não vão votar porque se sentem traídos por promessas vazias, uma economia fraca e a negatividade de ambas as partes. Obama perdeu o tempo e a chave para abrir esse cofre do tesouro", ressaltou.

Enquanto 52% dos entrevistados acreditam que o país vai pelo caminho errado, o governo de Obama é bem aceito por 55%.

A enquete foi realizada entre os dias 30 de julho e 8 de agosto, e contou com a participação de 800 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]