Mulher coloca uma flor sobre o nome de uma das vítimas do ataque| Foto: EFE/David Handschuh/Compartilhamento
CARREGANDO :)
O ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani (à esq.) e o atual prefeito, Michael Bloomberg, participaram da cerimônia
Pessoas se reúnem em torno da piscina da Torre Sul para acompanhar a cerimônia
Junto com a filha, Elissa, Elena Tong homenageia o marido, Thomas
Esta quarta-feira marca o 12º aniversário do ataque, que deixou quase 3 mil mortos
Ao fundo, a vista do novo edifício símbolo do World Trade Center
William Maher, um bombeiro voluntário, presta homenagens às vítimas do ataque no WTC
Mulher chora debruçada sobre os nomes das vítimas do atentado
Homenagem nesta quarta-feira lembra o aniversário do atentado
Cerimônia com a presença do presidente e do vice-presidente dos Estados Unidos lembrou o aniversário dos atentados do 11 de Setembro
CARREGANDO :)
Veja também
  • Obama lembra na Casa Branca ataques terroristas de 11 de Setembro

Foi realizada nesta quarta-feira (11) em Nova York, no memorial em lembrança às quase 3.000 vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001, uma cerimônia para lembrar o 12º aniversário dos atentados terroristas que deixaram quase três mil mortos nos Estados Unidos.

Publicidade

O evento começou com o hino americano interpretado pelo coro do Brooklyn. Em seguida, às 8h46 locais (9h46 de Brasília), foi realizado um minuto de silêncio para lembrar o exato momento do impacto do primeiro avião contra a Torre Norte do World Trade Center (WTC). Depois, uma banda de gaiteiros executou uma canção.

Veja mais fotos da cerimônia em Nova York

O nome das 2.983 vítimas dos quatro atentados perpetrados com aviões sequestrados em 2011, dois contra as torres, outro contra o Pentágono e mais um que caiu quando se dirigia a Washington, assim como do atentado de 1993 no World Trade Center, foram lidos durante a cerimônia.

Um total de 250 familiares das vítimas, reunidos em 125 casais, foram subindo em um palanque para realizar a leitura dos nomes dos falecidos e de seus próprios parentes, que em muitas ocasiões eram lembrados com palavras emocionadas.

"Tua presença, tanto como a de nossos heróis, para sempre estará em nossas almas e nossos corações, te queremos Marlyn", disse Dhido Calo após pronunciar o nome de sua sobrinha, Marlyn del Carmen García, quem morreu aos 21 anos em 11 de setembro.

Publicidade

A leitura foi interrompida de novo às 9h03 locais (10h03 de Brasília) para outro minuto de silêncio, na mesma hora em que um segundo avião de chocou contra a Torre Sul do WTC, e pela terceira vez às 9h37 locais (10h37 de Brasília), desta vez no momento em que o voo 777 caiu no Pentágono.

A cerimônia, na qual estiveram presentes o governador de Nova York, Andrew Cuomo, e o de Nova Jersey, Chris Christie, continuará até por volta do meio-dia e terminará com o coro de Brooklyn.

O aniversário é realizado pelo terceiro ano consecutivo no Memorial do 11-9, praça com duas imensas fontes situadas exatamente onde antes ficavam as Torres Gêmeas e onde no ano que vem será inaugurado um museu.

Em Washington, o presidente americano, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, acompanhados pelo vice-presidente, Joe Biden, e sua mulher, Jill, lembraram o aniversário dos atentados terroristas perpetrados pela Al Qaeda com um minuto de silêncio no jardim da Casa Branca.

Aniversário do 11 de Setembro

Publicidade